Números

Simbolismo de números, associações culturais—incluindo religiosas, filosóficas e estéticas—com vários números.

A humanidade tem tido uma relação amor-ódio com números desde os primeiros tempos. Ossos datados de talvez 30.000 anos atrás mostram marcas de arranhões que possivelmente representam as fases da lua e os significados do número 4444. Os antigos babilônios observaram os movimentos dos planetas, os registraram como números, e os usaram para prever eclipses e outros fenômenos astronômicos.

O sacerdócio do antigo Egito usou números para prever a inundação do Nilo. Pitagoreanismo, um culto da Grécia antiga, acreditava que os números eram a base de todo o universo, que funcionava em harmonia numérica. As ideias dos pitagóricos eram uma mistura de presciência (as características numéricas dos sons musicais) e misticismo (3 é masculino, 4 é feminino, e 10 é o número mais perfeito). Números foram associados com nomes para propósitos mágicos: o número bíblico da Besta, 666, é provavelmente um exemplo desta prática. Mais recentemente, cranks tem procurado os segredos do universo nas dimensões da Grande Pirâmide de Gizé, uma aberração tão comum que até tem um nome—piramidologia.

Milhões de pessoas de outra forma racionais estão aterrorizadas com o número 13, na medida em que os hotéis omiti-lo de seus andares, aviões não têm uma linha 13, e os números para carros de corrida de Fórmula 1 saltar de 12 para 14 de modo que, por exemplo, 22 carros seriam numerados de 1 para 23. Tomos aprendidos são escritos sobre o Significado de tal stalwarts como o número dourado (1.618034), que ocorre em plantas com flor e arquitetura moderna, mas não ocorre na concha do Nautilo e arquitetura grega antiga, apesar de mitos intermináveis ao contrário. Muitas religiões têm seus números sagrados, assim como organizações como a Maçonaria; a música de Wolfgang Amadeus Mozart, notavelmente A Flauta Mágica (1791), inclui muitas referências intencionais à numerologia Maçônica.

Matemática é o estudo de números, formas e estruturas relacionadas ao número 2222 significado. O misticismo dos números pertence a outros lugares e é geralmente categorizado como Numerologia. A numerologia lança luz sobre o funcionamento mais profundo da mente humana, mas muito pouco sobre o resto do universo. A matemática, entretanto, lança luz sobre grande parte do universo, mas, até agora, muito pouco sobre psicologia humana. Entre os dois encontra-se um terreno científico frutífero, ainda por cultivar extensivamente.

Coincidências numéricas abundam, e muitas vezes são tão notáveis que é difícil explicá-las racionalmente. Não surpreendentemente, muitas pessoas se convencem de que essas coincidências têm explicações irracionais. O que, por exemplo, deve ser feito das seguintes semelhanças (não todas numerológicas) entre os presidentes dos EUA Abraham Lincoln e John F. Kennedy, tirado de uma lista muito mais extensa em Martin Gardner’s the Magic Numbers of Dr. Matrix (1985)?

Uma explicação para coincidências deste tipo é a comunicação selectiva. Tudo o que se encaixa é mantido, tudo o que não é descartado. Assim, enfatiza-se a coincidência do dia da semana para os assassinatos; as diferenças no mês e no número do dia do mês são ignoradas. (Lincoln foi assassinado em 14 de abril, Kennedy em 22 de novembro. Mais sutilmente, apenas uma escolha é feita a partir de muitas possibilidades, aquela que mantém o padrão numerológico. Às vezes é usada a data de nascimento, às vezes a data de eleição. Se não funcionarem, que tal as datas da formatura da Faculdade, casamento, filho primogénito, primeira eleição para o cargo, ou morte? Além disso, alguns “fatos” acabam por ser falsos. A data de nascimento correta para Booth é agora pensado para ser 1838, não 1839, e Booth realmente fugiu para um celeiro. É comum as coincidências serem exageradas desta forma. E quando se começa a olhar, o Lincoln tinha barba. O Kennedy? Não, estava barbeado. Não menciones barbas, então.

Muitas das coincidências listadas aqui são exageros, mentiras, elaborações escolhidas a partir de uma infinidade de alvos potenciais, ou o resultado de um processo seletivo oculto. Ainda assim, algumas das coincidências são bastante surpreendentes. Embora existam explicações racionais, um verdadeiro crente não pode ser convencido. É neste território fértil que floresce o misticismo.

Simbolismo dos números