Passos para uma gravidez saudável

Gravidez

Cuidar bem de si mesmo durante a sua gravidez vai dar ao seu bebé em crescimento o melhor começo de vida. Fazer algum exercício, comer bem e acompanhar as suas consultas pré-natais vai ajudá-lo a ter uma gravidez saudável. Saiba mais sobre os passos simples que você pode dar.

Assim que descobrir que está grávida, registe-se para cuidados pré-natais. Inscreva-se online no seu serviço de maternidade local ou marque uma consulta com o seu médico de família ou parteira no seu centro de cirurgia ou crianças local.

Organizar o seu cuidado cedo significa que você vai obter bons conselhos para uma gravidez saudável desde o início. Você também terá muito tempo para organizar o seu diário para ecografias e testes que você pode precisar como escolher babá eletrônica.

O peixe está cheio de proteínas, vitamina D, minerais e ácidos gordos ómega-3, que são importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso do seu bebé.

Se você não gosta de peixe, você pode obter ácidos graxos omega-3 de outros alimentos, tais como nozes, sementes, produtos de soja e verduras folhosas, como espinafres e couves de Bruxelas.

Não precisas de comer por dois quando estás grávida. Na verdade, você não precisa de calorias extras para os primeiros seis meses de gravidez.

Nos últimos três meses, só vais precisar de mais 200 calorias por dia como escolher presente para grávida.

Fique bem hidratada também. Precisa de mais água agora que está grávida, para produzir mais sangue e líquido amniótico. Beber bastante ajuda também a prevenir a obstipação e o cansaço.

Tente ter cerca de oito copos de líquido por dia. A forma mais saudável de se hidratar é através da água potável, mas existem outras opções para aumentar a sua ingestão diária de fluido, tais como chás de fruta e leite desnatado ou semidesnatado. O sumo de fruta fresco é embalado com vitamina C, mas pode ser elevado em açúcar, por isso beba com moderação.

Veja nossos planejadores de refeições de gravidez para cada trimestre para receitas que são ricas em nutrientes, tais como folato, cálcio e vitamina D, que são apenas para o seu estágio de gravidez.

É importante para si e para o seu bebé em crescimento tomar ácido fólico e suplementos de vitamina D. Você vai precisar tomar estes mesmo se você comer uma dieta saudável e equilibrada.

Tens de tomar ácido fólico enquanto tentas um bebé e nos primeiros três meses de gravidez.

Tomar ácido fólico reduz o risco de o seu bebé desenvolver um defeito no tubo neural, como a espinha bífida. Algumas mulheres precisam de tomar uma dose mais elevada de 5 mg por dia. Pode ser-lhe oferecida uma dose mais elevada se tiver diabetes, ou se tiver tido uma gravidez anterior afectada por um defeito no tubo neural. Verifique com o seu médico de família ou parteira Qual é a melhor dose para si.

Você também precisa de um suplemento diário de 10mcg de vitamina D durante a gravidez e além. A vitamina D ajuda a desenvolver os ossos e os dentes do seu bebé.

A maioria das mulheres obter todos os nutrientes, vitaminas e minerais que eles precisam de sua dieta e não precisa tomar outros suplementos. No entanto, se você luta para comer de forma saudável, uma gravidez multivitamina pode ajudá-lo a obter as vitaminas e minerais que você precisa.

Se a sua dieta é boa, mas você não come peixe, você poderia tomar um suplemento de óleo de peixe. Escolha um suplemento de óleo omega-3 rotulado em vez de óleo de fígado de peixe. Isto deve-se ao facto de os óleos de fígado de peixe, tais como o óleo de fígado de bacalhau, poderem conter a forma de retinol da vitamina A, O que pode prejudicar o feto.

Fale com o seu médico de família, parteira ou farmacêutico antes de tomar suplementos, para além do ácido fólico ou vitamina D. é sempre melhor ter uma dieta equilibrada, se possível, em vez de confiar em multivitaminas.

Multivitaminas e suplementos podem ser caros. Se você está em uma renda baixa, você pode ser capaz de obter suplementos vitamínicos de gravidez grátis sob o regime de início saudável do governo.

Lave as mãos antes de manusear alimentos, especialmente se você acabou de ir à casa de banho, mudou uma fralda, ou manuseou um animal de estimação ou outro animal.

Lavar cuidadosamente os utensílios, as tábuas de corte e as mãos após a manipulação da carne crua. Armazenar alimentos crus separadamente dos alimentos prontos para consumo. A higiene alimentar é especialmente importante agora que estás grávida.

Há também alguns alimentos que é mais seguro não comer na gravidez. Isto porque eles podem abrigar bactérias ou parasitas que representam um risco para a saúde do seu bebê.

Listeriose é uma infecção causada por bactérias listeria. Embora seja raro as mulheres grávidas serem afetadas por isso, pode ter efeitos graves.

A listeriose pode levar a aborto espontâneo, um bebê estar gravemente doente após o nascimento, ou até mesmo ser nado-morto.

Deixe sempre seu professor de exercícios saber que você está grávida ou, idealmente, escolher aulas adaptadas para a gravidez.

Se você jogar esporte, você pode continuar enquanto se sentir confortável para você. No entanto, se seu esporte em particular carrega um risco de quedas ou batidas, ou estresse extra em suas articulações, é melhor parar. Fale com a parteira ou o médico de família se tiver dúvidas.