Suco

Muitos de nós vemos sumo de fruta fresco como uma forma saudável de obter uma mega-dose de vitaminas – mas isso é verdade? E o que é que isso faz aos nossos níveis de açúcar no sangue e de insulina?

A fruta recém-temperada tornou – se um alimento básico em muitas dietas-especialmente as de consumidores ocupados e conscientes da saúde que podem economizar tempo em fazer (e talvez até mastigar) seus alimentos sem perder nutrientes das melhores receitas de sucos naturais. O suco de fruta também tem sido ligado a alegações de que pode ajudá-lo a perder peso, e “desintoxicar” o seu sistema.

A maioria dos alimentos que contêm frutose – um açúcar de ocorrência natural encontrado em todas as frutas e sumos de frutas-não parecem ter efeitos nocivos desde que não contribuam para o excesso de calorias diárias. Isto porque a fibra encontrada em frutos inteiros está intacta, e o açúcar está contido dentro das células do fruto. O nosso sistema digestivo demora algum tempo a decompor estas células e a frutose a entrar na corrente sanguínea.

O problema é que, com a fibra removida, a frutose do suco de fruta é absorvida mais rapidamente. Os picos súbitos de açúcar no sangue fazem com que o pâncreas liberte a insulina para a trazer de volta para um nível estável. Com o tempo, este mecanismo pode esgotar-se, aumentando o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Em 2013, pesquisadores analisaram os dados de saúde de 100.000 pessoas coletadas entre 1986 e 2009 e descobriram que o consumo de suco de frutas estava ligado ao aumento do risco de diabetes tipo 2. Eles concluíram que – uma vez que os líquidos passam através do estômago para o intestino mais rápido do que os sólidos-mesmo quando o conteúdo nutricional é semelhante ao fruto inteiro, o suco de fruta leva a mudanças mais rápidas e maiores nos níveis de glicose e insulina.

Outro estudo encontrou uma relação entre suco de fruta e diabetes tipo 2 Depois de seguir as dietas e diabetes status de mais de 70.000 enfermeiros ao longo de 18 anos. Os pesquisadores explicam que a possível razão para isso pode ter sido, em parte, a falta de outros componentes encontrados em frutos inteiros, como a fibra.

Os sumos que contêm vegetais podem fornecer mais nutrientes e menos açúcar do que os sumos constituídos apenas por frutas – mas ainda não possuem valiosas receitas de smoothies para o café da manhã. As dietas com elevado teor de fibras têm sido associadas a um menor risco de desenvolvimento de doença coronária, acidente vascular cerebral, pressão arterial elevada e diabetes, e recomenda-se que os adultos consumam 30g por dia.

Para além da ligação à diabetes tipo 2, Muitos estudos concordam que o sumo de fruta é prejudicial se contribuir para um excesso de calorias.

Em uma análise de 155 estudos, João, professor associado na Universidade de Toronto, do Departamento de Ciências Nutricionais, partiu para compreender se as associações entre açucarados, refrigerantes e saúde – incluindo o risco de diabetes e doença cardiovascular – foram aplicável para alimentos e bebidas que geralmente consumimos como parte de uma dieta saudável. Comparou estudos que analisaram os efeitos de açúcares contendo frutose (incluindo sacarose, xarope de milho com alto teor de frutose, mel e xaropes) com dietas de controlo isentas ou inferiores destes açúcares. A pontaria dele? Isolar os efeitos do consumo de demasiadas calorias dos efeitos dos alimentos que contêm diferentes açúcares.

Ele encontrou efeitos negativos nos níveis de açúcar no sangue e insulina em jejum quando os alimentos forneceram excesso de calorias de açúcares, incluindo suco de frutas. No entanto, quando as calorias não eram em excesso em geral, havia algumas vantagens em consumir frutas inteiras – e até mesmo suco de frutas. Conclui que a dose diária recomendada de 150 ml de sumo de fruta, que constitui uma dose média, é razoável.

O artigo concluiu que os alimentos que contêm frutose podem ter alguns pequenos benefícios para o controle de longo prazo do açúcar no sangue quando eles não levam ao excesso de consumo de calorias. Mas quando levam a demasiadas calorias, correm o risco de aumentar os níveis de açúcar no sangue e de insulina. Isto pode ser porque a frutose tem um GI relativamente baixo, os estados de papel, enquanto dietas GI altas estão associadas com a resistência à insulina.

Efeitos do suco de fruta no organismo